Imobiliário europeu pode cair 8%

De acordo com dados da Capital Economics, o mercado imobiliário europeu tenderá a desvalorizar 8% ao longo do corrente ano de 2020. No Reino Unido, a queda do mercado será ligeiramente superior, sendo esperada uma descida de 9,4% no valor dos imóveis.
Alinhado com a quebra no valor dos imóveis encontra-se igualmente o PIB britânico. A mesma fonte aponta para uma quebra na riqueza inglesa de 15% em 2020. O choque será acentuado mas temporário, com a recuperação a esperar-se rápida.
O ano de 2020 também trará alterações no nível de yields e dos arrendamentos. As primeiras estimativas apontam para um aumento médio das yields de mercado em 50 basis points e uma quebra de 10% nas rendas, one-off, no decorrer do 2º trimestre.
Fruto da desvalorização dos activos e da correcção momentânea do valor dos arrendamentos, a mesma fonte esperá já que o mercado devolva uma rentabilidade anualizada negativa em 2020, de -4,8%, aguardando uma posterior recuperação em 2021, quando a rentabilidade do mercado subirá para 9,8%.
No entanto, caso a crise se alongue mais no tempo e os impactos sejam mais severos, é de esperar uma maior desvalorização dos activos que poderá chegar até 25%.
Bons negócios (imobiliários)!
Fonte: Outofthebox, Gonçalo Rodrigues
Juntar-se À Discussão