A decoração a preto e branco é uma boa maneira de brincar com os contrastes para criar um ambiente elegante e refinado. É ideal para os elementos estruturais de qualquer casa, mas também pode ser utilizada em móveis e acessórios. Combinar o brilho, pureza e tranquilidade do branco com a energia do preto permite a criação de uma atmosfera equilibrada, frequentemente acompanhada de desenhos geométricos, com linhas limpas e rigorosas que transmitem uma sensação imediata de clareza e consistência.
O branco reflete todos os tipos de luz, tanto artificiais quanto naturais, enquanto o preto os absorve intensamente. A combinação tornou-se moda nos anos 60 e agora é novamente tendência. Apresentamos-te alguns exemplos:
Elegância (e proteção contra salpicos)
Londres, Reino Unido / Foto: Laura Lakin DesingEste pequeno apartamento está localizado em Londres. Graças ao design de Laura Lakin, passou de uma antiga fábrica para uma casa moderna. Melhorou as peculiaridades do edifício (tetos altos, tubos expostos e paredes de tijolo), modificou a distribuição de espaços e modernizou o estilo dos quartos. As cores dominantes são o branco e preto. Este último dá muita personalidade à cozinha, instalada em segundo plano. Enquanto isso, os materiais escolhidos, granito para a parte superior e mármores do mesmo tom com proteção contra salpicos, acrescentam ao ambiente uma nota de elegância, que se destaca no branco das paredes.
Linhas para evitar monotonia
Dubai, Emirados Árabes Unidos / Foto: Ahmedal SayedEste duplex, localizado no Dubai, foi projetado pelo estúdio Ahmed Sayed. O contraste de cores é visualmente atraente e sofisticado. A sala de estar de dupla altura é baseada em elementos a preto e branco, com uma zona de conforto ao lado de uma cozinha aberta, e uma área de trabalho acima. As paredes são brancas e imaculadas, enquanto a mobília é preta. O tapete estampado e almofadas dão dimensão à sala enquanto o preto intercalado com linhas brancas evita uma sensação de monotonia.
Brincar com os reflexos
Milão, Itália / Foto: Barbara FalangaDecorar a cozinha a preto e branco, como este trabalho do estúdio Barbara Falanga, em Milão, permite combinar design contemporâneo com um toque vintage. A parede branca dá uma sensação de luminosidade que permite que o preto do mobiliário e decoração se destaque no todo. Outro detalhe interessante é o piso geométrico, que se reflete no mobiliário e, portanto, dá uma sensação de maior amplitude.
Renovação a dois tons
Tel Aviv, Israel / Foto: Maayan Zusman Interior DesignUm apartamento em ruínas de 95 metros quadrados (m2) em Tel Aviv foi transformado num espaço acolhedor e elegante. O arquiteto israelíta Maayan Zusman, juntamente com Amir Navon e Eilat Dr, enriqueceu o interior da casa com cores claras e perfis planos, utilizando o preto nos acessórios e detalhes, tais como candeeiros e móveis. A sala em plano aberto é composta por uma sala de estar, uma área de leitura e uma cozinha com área de jantar.
Sensação de luminosidade
Milão, Itália / Foto: Nomade Architetture & Interior DesignO apartamento, renovado pelo estúdio de arquitetura e design de interiores Nomade, está localizado numa área residencial perto do centro de Milão. Os arquitetos mantiveram vários elementos que datam da década de 1920, combinando a refinada elegância inglesa com a vanguarda do design italiano. Uma das suas características é a combinação do preto e branco, que predomina sobre as outras cores. É o caso desta sala de estar.
Olhar para o mar
Barcelona, Espanha / Foto: Molins DesignEsta penthouse localiza-se em Barcelona, num ambiente invejável: graças às enormes janelas, é possível desfrutar de uma vista panorâmica sobre o mar. O estúdio Molins Design, responsável pelo projeto, queria maximizar as vistas espetaculares do mar e da cidade de todos os cantos do apartamento. Desta forma, eliminou paredes desnecessárias para alcançar espaços mais amplos que, combinados com conjuntos de espelhos, conseguiram transferir a luz natural e as vistas para o último canto. Decidiu-se “jogar” cromaticamente com os tons de preto e branco, que contrastam com o azul que pode ser visto de dentro da casa e que atua como elemento decorativo.
Criar amplitude
Milão, Itália / Foto: Marco Preti Interior DesignerRegressamos a Itália. O redesenho desta casa em Milão por Marco Preti, do estúdio Designer Interior, foi baseado na redução das divisões internas que deram lugar a mais espaços abertos e paredes inclinadas, que redefinem volumes. Branco e preto ocupam toda a gama cromática, e os elementos individuais são destacados com o contraste dos acabamentos. No centro da sala-cozinha, a ilha, lacada com branco brilhante, abriga o lava-louça e a bancada, que contrasta com cadeiras, piso e armários.
Estilo escandinavo… em Málaga
Málaga, Espanha / Foto: Ana Utrilla Diseño de interioresEste projeto foi desenhado e executado pelo estúdio de Ana Utrilla, num apartamento de família, em Málaga. O objetivo era dar um estilo nórdico industrial à sala, transformando-a num ambiente descontraído, confortável, sofisticado e luminoso. O resultado foi alcançado, por exemplo, pela combinação de cores.
Minimalismo na Rússia
Moscovo, Rússia / Foto: Crosby StudiosEste apartamento de 64 m2 está localizado num prédio de 1900, perto do centro de Moscovo. A ideia inicial dos arquitetos da Crosby Studios era a de criar um espaço de estilo urbano, limpo, com formas simples, em que predominasse o preto e branco, inspirado no design minimalista. Os armários brancos foram perfeitamente integrados e parecem fazer parte da parede. A rede instalada no final da sala, além de original, é muito útil para relaxar ou ler.
Elegância italiana
Itália / Foto: HabitissimoUm quarto também pode ser o cenário ideal para a combinação de preto e branco. Neste caso, a elegância e classe são uma obrigação, uma vez que esta é a área da casa destinada ao descanso e relaxamento. O efeito é conseguido com as paredes, o chão e os móveis, mas é apoiado pela roupa de cama preta combinada com almofadas brancas. As riscas verticais, que alternam entre as duas cores, trazem um toque de originalidade.
Juntar-se À Discussão