• Com Cidália Ribeiro rentabilize o seu dinheiro.

Compare Listings

Aumento da oferta de arrendamento?

Aumento da oferta de arrendamento?

A crise actual no mercado poderá provocar um aumento da oferta de arrendamento? Na realidade, muitos esperam pelo aumento da oferta de arrendamento de casas no mercado. Numa tentativa de gerar alguma yield, principalmente em casas que anteriormente estavam alocadas ao alojamento local ou a outra forma de ocupação, é muito provável que os proprietários disponibilizem oferta no mercado para arredamento residencial.

Na Irlanda, por exemplo, o aumento de anúncios no portal Daft.ie aumentou 13,1% em termos nacionais mas com especial enfoque na capital, Dublin. A esmagadora maioria da nova oferta agora colocada no mercado (303, num total de 353 novos anúncios) está situada na capital irlandesa.

O aumento da oferta agora anunciada concentra-se igualmente em apartamentos de tipologia mais reduzida que tipicamente antes estavam no mercado de short-term rental. Este segmento registou um aumento homólogo de 64% na oferta.

E Portugal?

Segundo dados do Turismo de Portugal, existem só na cidade de Lisboa mais de 17.000 apartamentos em exploração em Alojamento Local. Cerca de 44% estão concentrados nas freguesias de Misericórdia e Santa Maria Maior. Segundo dados do INE, em 2018 a cidade de Lisboa tinha pouco mais de 320 mil alojamentos familiares clássicos.

Comparando os números, concluímos que a oferta actual de Alojamento Local na capital portuguesa representa pouco mais de 5% do stock total. Numa cidade onde escasseia a oferta para arrendamento, a deslocalização de stock, agora devoluto e disponível, para arrendamento residencial pode representar uma alteração importante no mercado.

De acordo com dados do Imovirtual, entre os dias 10 e 23 de Março, já se nota um crescimento na oferta de imóveis para arrendamento nas cidades de Lisboa e Porto, face a igual período do mês de Fevereiro. E esse aumento tem vindo a crescer:

Fonte: Imovirtual

Os dados mostram um crescimento bastante acentuado na cidade do Porto, quer em termos de valor percentual com inclusive em valor absoluto. Lisboa, com mais oscilação no volume de oferta, apresenta também um crescimento mensal mas de menor expressão. Entre as duas principais cidades de Portugal, durante o período referido, são mais 208 imóveis para arrendamento em oferta no Imovirtual.

Resta apenas saber qual será a real dimensão de uma eventual deslocalização, em que zonas das cidades isso ocorrerá e qual será o valor das rendas cobradas e a sustentabilidade e prazo dos arrendamentos.

Bons negócios (imobiliários)!

Fonte: outofthebox.pt Gonçalo Nascimento Rodrigues

Publicações relacionadas

Chegar a casa e ver que foi assaltada? Não passe por isso. Proteja-se!

A nossa casa é o nosso mundo; um porto seguro que nos faz donos do tempo e do espaço. É onde...

Continuar a ler
por Cidália Ribeiro

Investimento imobiliário será um dos “prováveis vencedores” da crise, diz presidente do BCP

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, destacou o setor do imobiliário residencial como um...

Continuar a ler
por Cidália Ribeiro

É obrigatório haver um fiador no contrato de arrendamento?

A resposta é não. Mas muitos senhorios exigem um fiador, colocando a exigência como uma...

Continuar a ler
por Cidália Ribeiro

Juntar-se À Discussão