• Com Cidália Ribeiro rentabilize o seu dinheiro.

Compare Listings

Arrendar casa em Portugal ficou 4,1% mais barato nos últimos 12 meses

Arrendar casa em Portugal ficou 4,1% mais barato nos últimos 12 meses

Entre outubro do ano passado e outubro deste ano, os preços de arrendamento de imóveis caiu. Ainda assim, apenas na Região Autónoma dos Açores e em Lisboa se registaram descidas.

Os preços das casas para arrendar em Portugal desceram 4,1% num ano, considerando os dados de outubro de 2021 e do mesmo mês do ano passado, de acordo com uma nota enviada pelo Idealista, plataforma dedicada ao imobiliário.

Segundo o índice de preços, arrendar casa tinha um custo de 10,8 euros por metro quadrado (euros/m2) no final do mês de outubro deste ano, tendo em conta o valor mediano. Já em relação à variação trimestral, a descida foi de 1,2%.

Durante o último ano, marcado pela pandemia da covid-19, os preços das casas para arrendar apenas desceram na Região Autónoma dos Açores (14,3%) e na Área Metropolitana de Lisboa (-4,4%).

Por outro lado, foi no Alentejo onde se assistiu a uma maior subida dos preços (13,4%), seguida pelo Algarve (5,8%), Região Autónoma da Madeira (5,3%) e Centro (4%). No Norte, os preços mantiveram-se inalterados nos últimos doze meses.

 

A Área Metropolitana de Lisboa, com 12,4 euros/m2, continua a ser a região mais cara, seguida pelo Algarve (9,8 euros/m2), Norte (9,1 euros/m2) e Região Autónoma da Madeira (8,2 euros/m2). Do lado oposto da tabela encontram-se a Região Autónoma dos Açores (5,7 euros/m2), o Centro (6,5 euros/m2) e o Alentejo (7,3 euros/m2) que são as regiões mais baratas.

Segundo o mesmo documento, entre os distritos analisados, as descidas de preços tiveram lugar na Ilha de São Miguel (-9,1%), Viseu (-8,4%), Lisboa (-4,2%) e Aveiro (-3,3%).

Em sentido contrário, subiram em Castelo Branco (21,4%), Vila Real (16,3%) e Viana do Castelo (13,5%). Seguem-se na lista Leiria (11,2%), Évora (6,4%), Ilha da Madeira (5,8%), Faro (5,8%), Santarém (5,5%) e Setúbal (4,8%).

Fonte: Negócios.pt

Publicações relacionadas

Preços das casas em Lisboa voltaram às subidas no 2º trimestre, mas sobem menos que a média nacional

Os preços na zona de Lisboa voltaram a subir no segundo trimestre, depois de terem caído no...

Continuar a ler
por Cidália Ribeiro

Casas pequenas: modelos por fora, por dentro, plantas e projetos

Conheça incríveis projetos de casas pequenas modernas e baratas, por dentro e por...

Continuar a ler
por Cidália Ribeiro

Imprevistos financeiros: como estar preparado

Especialistas em finanças pessoais dão dicas para superar meses com mais gastos e também para...

Continuar a ler
por Cidália Ribeiro

Juntar-se À Discussão